Methods to decrease childbirth pain

Learn how to decrease labor pains

Anestesia para cesariana


O parto cesáro (cesariana) nos Estados Unidos é realizado em, aproximadamente, 1 a cada 5 nascimentos. O parto pode ser planejado (isto é, cesariana eletiva) ou em caráter de emergência (o bem estar da mãe ou do feto está em risco). Anestesia é necessária para a realização da cesariana e, para tanto, anestesia regional ou geral podem ser administradas. A escolha da anestesia é determinada pela situação clínica e por sua condição médica naquele momento. O papel de seu anestesista é garantir seu conforto e segurança.       

A anestesia é segura para o bebê?

Ambas as anestesias, geral e regional, são seguras e não tem efeitos significativos sobre o bebê. Os anestesistas obstétricos preferem administrar anestesia regional sempre que possível já que essa técnica minimiza complicações relacionadas às vias aéreas (respiração). A anestesia regional é segura, efetiva e permite que você esteja acordada e livre de dor durante a operção. Durante as anestesias regional e geral, monitores são aplicados para garantir que seus sinais vitais sejam monitorizados e estejam dentro dos limites necessários para garantir o bem-estar do bebê.   

É necessário fazer jejum antes da cesariana?

Antes de todas as cirurgias eletivas, independentemente do tipo de anestesia que será administrada, é necessário o jejum (veja “Eu posso comer ou beber durante o parto?”).  Antes da administração tanto da anestesia regional quanto da geral, será dado a você um anti-ácido para beber. Este é necessário para neutralizar a acidez do estômago. Essa precaução pode reduzir a chance de problemas pulmonares caso ocorra regurgitação do conteúdo do estômago para dentro dos pulmões. Você pode também receber medicações anti-nâuseas através do soro (intravenoso).  

O que acontece caso eu tenha acabado de comer?

Em situações eletivas, um período de jejum de aproximadamente 8 horas é necessário. E portanto, o procedimento cirúrgico será atrasado. Em situações de emergência, precauções são tomadas para minimizar o risco de aspiração (regurgitação do conteúdo do estômago para dentro dos pulmões).

 Procedimento de anestesia espinhal (raquianestesia)




O que é anestesia regional?

Raquianestesias, peridurais e anestesias combinadas raqui-peridurais são anestesias regionais. Uma seção ou região do corpo é anestesiada pelo medicamento que é injetado no espaço desejado. As pernas, o abdome e parte do tórax (peitoral) são as áreas que se tornam anestesiadas.   

Qual a diferença entre a raquianestesia, a peridural e a combinada raqui-peridural?

A medula espinhal e os nervos estão contidos em um saco de fluido cérebro-espinhal (chamado de líquor). O espaço em volta desse saco é o espaço peridural (veja a seção “anestesia regional”). A anestesia espinhal envolve a injeção de uma medicação anestésica diretamente dentro do saco com líquor.  Peridural envolve a injeção do anestésico fora do saco contendo o líquor (chamdo espaço peridural). A raquianestesia e a peridural têm o mesmo efeito (isto é, anestesiar uma grande região do corpo) porque ambas envolvem a anestesia dos nervos conforme estes se ramificam e saem da medula espinhal.  Uma vez que na raquianestesia a injeção do anestésico é mais “direta”, o efeito é imediato. Essa técnica, geralmente, é a primeira escolha para mulheres que não estão em trabalho de parto, mas precisam de uma cesariana.  A anestesia peridural requer um pouco mais de tempo para que se estabeleça o efeito desejado. Porque um pequeno tubo maleável (cateter) pode ser facilmente colocado dentro do espaço peridural, repetidas doses de anestésico podem ser dadas para manter a anestesia pelo tempo que for necessário. A peridural é a principal forma para aliviar a dor de mulheres que requerem analgesia para o trabalho de parto.  A anestesia combinada raqui-peridural envolve uma injeção espinhal (raquianestesia) seguida pela inserção de um cateter peridural. Um rápido início pode ser conseguido com a parte da raquianestesia, enquanto a continuação da anestesia acontece através do cateter peridural.     

Como o anestésico espinhal é administrado?

O procedimento para anestesia espinhal (raquianestesia) é similar à anestesia peridural para trabalho de parto ou cesariana (veja a figura). A diferença é que a medicação anestésica é injetada diretamente no saco espinhal. Uma agulha fina é utilizada para reduzir as chances de dor de cabeça relacionada à raquianestesia.

Como eu saberei se a raquianestesia está funcionando?

Muitas mulheres descrevem uma sensação imediata de calor e formigamento nos pés que se extende para as pernas e abdome conforme o anestésico espinhal age. Suas pernas ficarão, então, insensíveis e pesadas.  Embora sua capacidade de respirar não seja alterada, a raquianestesia também anestesia a região do tórax e a sensação da respiração pode se tornar alterada com uma sensação subjetiva de estar com “falta de ar”. Apesar de você estar respirando adequadamente, seu cérebro não percebe os movimentos do seu tórax devido à insensibilidade dessa região. Uma vez que suas mãos não estejam fracas e você é capaz de falar, esteja certa de que você está respirando bem.  Além disso, você pode perceber a condensação na máscara de oxigênio durante cada respiração. Ademais, você deve sempre lembrar que o anestesiologista está monitorando e olhando sua respiração, níveis de oxigênio, pressão arterial, batimentos cardíacos e outros sinais vitais. Após a aplicação da raquianestesia, o anestesiologista checará o nível da anestesia avaliando a extensão da insensibilidade na pele. É normal que o corpo fique anestesiado desde a parte de baixo do tórax até os pés. Esta é considerada a quantidade correta de anestesia para te manter confortável para a operação.   

Uma peridural para o trabalho de parto pode ser utilizada para uma cesariana?

Algumas mulheres que entram em trabalho de parto podem, eventualmente, necessitar de um parto cesáreo. Isto pode ser devido a fatores não urgentes (parada de progressão do bebê) ou a fatores urgentes (a condição do bebê ou da mãe está em risco). Caso o cateter peridural esteja no local adequado e funcionando bem, na maioria das vezes o anestesiologista pode administrar medicamentos adicionais através do cateter de maneira que a anestesia fique adequada para a cirurgia. Assim como na raquianestesia, é normal que o corpo fique anestesiado desde a parte inferior do tórax até os pés. Novamente, essa é a quantidade de anestésico considerada correta para te manter confortável para a operação. Caso o cateter peridural não esteja funcionando, este pode ser reposionado ou a raquianestesia ou anestesia geral podem ser usadas. A escolha depende da urgência do caso. No entanto, isto é incomum.     

Eu sentirei algo caso esteja acordada durante a operação?

Com uma anestesia peridural ou espinhal (raquianestesia) você não deverá sentir nenhuma dor durante a operação. Devido ao fato de estar acordada, você poderá perceber movimentos na parte inferior do seu corpo. Especificamente, você pode ter a sensação de puxões e movimentos conforme o/a obstetra mexe em seus músculos e tecidos abdominais. Além disso, no momento do nascimento, o cirurgião pode empurrar seu adbome para facilitar a saída do bebê e isto pode gerar uma sensação de pressão no peito.   

Clique abaixo para ler o próximo ítem


Copyright © 2018 - Bhavani Shankar Kodali MD